sábado, 15 de outubro de 2011

Utopia e Educação

Assistindo ao vídeo apresentado em aula: O simbólico e o diabólico foi levantada a questão da utopia, sonho, esperança e ética. Utopicamente falando, o professor deve, em sua prática pedagógica, falar a palavra certa para transformar e já começar.

A História é viva e se o homem morre, ela morre. Mas a utopia não morre porque a esperança faz parte do sonho de cada um e da educação em si.

De acordo com vídeo assistido acima, o desemprego no mundo não é uma fatalidade do século, mas uma diabolização do século.

Paulo Freire nele, fala da sua satisfação em voltar para o Brasil para seguir a sua utopia e com a ajuda dos simbólicos ele ganhará a educação e os diabólicos.

Mas o que é utopia para a educação?

Para muitos está no sentido de inalcançável, mas não dá para pensar em pósmodernidade sem utopia, sem esperança.

Para Paulo Freire razão e emoção andam juntas, sendo assim ele tentou humanizar a figura do professor, porque a utopia se constrói da transformação da prática desse professor que não educa só para atender a esse mercado de trabalho, mas principalmente educa para a vida e para o mundo. Sendo assim, como criar a utopia dentro da educação?

A visão de educação hoje é totalmente mercadológica, investindo no aluno para passar no vestibular ou para entrar diretamente no mercado de trabalho e esse fenômeno é muito forte, mas o grande barato é que o professor tem uma grande arma a seu favor nesse sentido, ele tem o espaço da autonomia em sua sala de aula, onde ele pode mostrar a seus alunos que apesar da utopia ser um sonho que está além do horizonte, não podemos deixar de acreditar que um dia a alcançaremos.

2 comentários:

  1. Que saibamos usar nossa autonomia e fazer florescer nossas utopias!

    Márcia Lobosco

    ResponderExcluir
  2. Grande personagem da educação, Paulo Freire! Parabéns pelo blog...estou cursando EPT pelo IFES/ES e por isso me interessei pelo blog. http://vbprofissional.blogspot.com/
    http://vandinhacriantorinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir