quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Infância e Juventude na Pósmodernidade

Qual é o papel da infância na pósmodernidade?

A infância tem várias representações de acordo com o contexto em que a criança está inserida.

Mas segundo Sônia Kramer, está ocorrendo um processo de desumanização da criança, principalmente no âmbito escolar que vê a criança em seu desenvolvimento cognitivo dentro do processo de aprendizagem e esquece que ela faz parte de todo um contexto social que envolve más políticas públicas, miséria, pobreza cultura, econômica entre outras.

Daí nos perguntamos, como nós adultos vemos as crianças de hoje e elas mesmas como se percebem nesse processo. A sociedade pós moderna tem contribuído muito para que se perca o significado de infância.

O que precisamos é de políticas púbicas com projetos com ações coletivas que gerem a esses seres a situação de pertencimento olhando para essas crianças com um olhar infantil através da cultura.

E nossos jovens?

Vistos como uma categoria socialmente produzida são definidos sob o olhar de diferentes culturas. E até que ponto essa visão traz uma imagem positiva dos jovens?

Não vejo que essa visão contribui para a formação do conceito de juventude hoje. Eles provém de vários segmentos da sociedade e assim não podem ser discutidos como uma “classe”. Não dá pra se falar hoje em Juventude, pois há muitas maneiras de se ser jovens . Essa é uma construção histórica e cultural.

Os jovens geralmente são estereotipados de forma negativa como irresponsáveis, inegligentes, imprevisíveis e ambíguos, mas não podemos nos deixar levar por esse preconceito do senso comum sabendo que o significado social dos jovens e da juventude em si variam de cultura para cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário