segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lixo Extraordinário


Lixo Extraordinário é um documentário que apresenta o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.

Lá, ele desenvolve seu trabalho fotografando um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los, mas esses personagens se revelam ao longo do trabalho como pessoas cheias de dignidade e desespero que enfrentam quando sugeridos a representar suas vidas fora de seu ambiente. Mas isso é normal, porque o novo assusta.

Quando me deparei com esse documentário, não imaginei a riqueza de informações que um curta pudesse trazer para minha vida. Muito mais do que fazer arte com material reciclado, Vik Muniz conheceu lixo, conheceu gente e gente do lixo e descobriu que mesmo nessa sociedade pósmoderna que é cruel demais com os seres, ainda temos mais que lixo de gente.

Os artistas que colaboraram no desenvolvimento do seu trabalho se tornaram mais que meros artistas, mas artistas da vida real e colaboraram para que Vick mostrasse que o lixo pode ser um bem precioso e rico dentro do seu ponto de vista.

Realmente, este documentário é uma lição de vida não só para aqueles que se julgam incluídos, mas principalmente para aqueles que acreditam que são e estão excluídos o tempo todo dessa sociedade líquido-moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário